top of page

Mini guia de guitarras eletricas

  • trower4
  • 12 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Elementos de um humbucker


1) Baseplate (placa base)


Acompanhando a figura I, segundo uma ordem mais didática, vamos fazer uma viagem através dos elementos do humbucker e descrevendo sua função.


O primeiro elemento do humbucker a ser descrito brevemente é o baseplate ou placa base. A placa base é a responsável por unir os componentes do humbucker. Reparem que o Metal Spacer (espaçador de metal), o Alnico V Magnet (imã) e o Plastic Shim (espaçador plástico) estão apoiados (não são aparafusados ou colados) no baseplate. Estes três elementos serão prensados entre o baseplate e as bobinas através dos Bobin Mounting Screws ou parafusos de montagem de bobina que faz um sanduiche. Assim temos no primeiro andar o baseplate, no segundo andar o espaçador de metal, ima e espaçador plástico (às vezes de madeira) e no terceiro andar a as bobinas.


2) Bobinas













1) Seis polos de rosca ajustáveis.

2) Seis polos sem rosca, não ajustáveis.

3) Duas bobinas.

4) Um cover/capa (opcional).

5) Um espaçador metálico.

6) Um magneto.

7) Um calço plástico.

8) Uma placa de base.

9) Quatro parafusos para montagem das bobinas.

10) Dois parafusos para ajuste de altura.

11) Duas molas para ajuste de altura.

Além de fio para bobinar, fita isolante PVA, fita de tecido, parafina e cera de abelha (para evitar a microfonia) e os fios de ligação do pickup ao circuito da guitarra.


Além desta quantidade de itens há também a suas composições: a cobertura pode ser de níquel ou bronze; as bobinas podem ser de ABS ou butyrate; os polos podem ser de aço inox ou ferro niquelado ou cromado e também com diversos formatos de cabeças. O magneto pode ser o Alnico (não permanante), total ou parcialmente magnetizados. Sua imantação pode ser orientada ou não. O magneto pode ser permanente como os cerâmicos, ou neodímios (terras raras). A parafina pode ser substituída por laca, epoxi ou verniz ou mesmo não usada.


O fio da bonina pode ter diversas espessuras e diversos diâmetros externos que dependem do tipo de isolante e que impactam na resistência, capacitância e indutância do pickup.


Já podemos perceber que, em meio a tantas combinações, há muito espaço para a objetividade da ciência e para a subjetividade da audição. Há muita discussão sobre materiais, técnicas, processo, etc. Alguns músicos afirmam ouvir o inaudível ao mesmo tempo em que os pesquisadores mostram que não há nada ali. Mesmo assim, dizem os músicos, há algo que a ciência não pode ouvir.


Talvez a maior de todas as discordâncias gire em torno da influencia da madeira no "timbre" da guitarra elétrica de corpo sólido. Esta influencia gera um mercado milionário de guitarras feitas de madeiras 'especiais' que lhes confere um som inigualável a um preço também inigualável.


Assim também acontece com os pickups. São feitos de maneira misteriosa, com materiais raros e utilizando processos secretos. O mais evidente, no momento, é a onda Vintage, que é a tentativa de reproduzir o 'som' dos pickups antigos.


[1] http://www.stewmac.com/Pickups_and_Electronics/Pickup_Kits_and_Parts/Humbucker_Pickup_Kits_and_Parts/Humbucker_Kit_With_Alnico_5_magnets_and_zebra_bobbins.html

[2]


 
 
 
Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page