Todos os guitarristas deveriam saber?
- trower4
- 3 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
O captador de uma guitarra de corpo sólido é o elemento responsável por captar a vibração das cordas da guitarra e transforma-los em impulsos elétricos. As cordas da guitarra quando vibram afetam o campo magnético do pickup na mesma frequência da vibração da corda. O campo magnético, por sua vez, vibra e gera um sinal elétrico na bobina do pickup na mesma frequência de sua vibração.
O pickup é um circuito LRC regido por leis físicas conhecidas e estudadas há muito tempo. A representação elétrica de um captador está na figura abaixo.

No circuito, L é um indutor (bobina do pickup) que acomoda milhares de voltas de fio muito fino (fio magnético). A indutância da bonina é medida em Henrys (H). R é a resistência total do comprimento do fio enrolado na bobina. A resistência do fio é medida em ohms (Ω). C é a capacitância da bobina, gerada pela proximidade entre os fios da bobina, a espessura do isolante, sua composição química que confere propriedades dielétricas além da proximidade de outros metais e é medida em Farads (F).
O assunto parece ter ser aprofundado mas ele foi necessário para extraímos dele conceitos fundamentais de um pickup: que possuem indutância, resistência e capacitância.
Provavelmente a maioria dos músicos guitarristas jamais tenham ouvido falar destes termos técnicos. O mais conhecido é a resistência (resistência à passagem de corrente através do fio) que é tida como importante na escolha dos pickups pois é o indicativo de sua potência de saída o que não é verdade. Os magnetos são parte importante nesta questão tanto quanto o diâmetro dos fios da bobina e seu comprimento. Portanto um pickup de 11 KΩ pode ter maior saída em mV (milivolts) do que um de 13 KΩ.
Como vimos, indutância e capacitância (que muitos não conheciam) são parâmetros importantes. Tanto que para o cálculo da frequência de ressonância do pickup, a resistência R(Ω) não é utilizada. Na verdade realidade, indutância e capacitância, atuando em conjunto, determinam o frequência de ressonância do pickup conforme

Chegamos então a outra conclusão: a de que a resistência do pickup, informada pelos fabricantes, de nada serve. Não se pode concluir qual o som esperado apenas tomando por base sua resistência a corrente contínua (que nunca está presente em um pickup pois o pickup é um transdutor que transforma energia mecânica em corrente alternada).
Agora, com esta nova visão dos parâmetros realmente importantes que caracterizam um pickup e como a industria se esforça para criar mitos e esconder a verdade para lucrar, poderemos entender como os demais componentes de um pickup podem afetar suas características e ter mais conhecimento para escolher melhor seu próximo pickup ou mesmo fazer alterações que farão o seu som ser mais agradável aos seus ouvidos. Quero ressaltar que o som do pickup é uma escolha, um gosto pessoal, Não existe um pickup melhor ou pior: eles penas traduzem de maneiras diferentes as vibrações das cordas e agradam mais ou menos um ouvido particular. É claro que a escolha de materiais de qualidade pode fazer um bom pickup nos aspectos de durabilidade, acabamento, beleza, consistência ao longo do tempo, etc.







Comentários