O que é um captador? (Iniciante)
- trower4
- 11 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Um captador é um transdutor. Um transdutor é um dispositivo que pode converter energia de um tipo para outro. Pode, por exemplo, converter energia elétrica em energia mecânica (motor elétrico), energia mecânica em energia elétrica (gerador elétrico). Um microfone transforma a energia mecânica em energia elétrica. Um alto falante faz o oposto. Um captador* transforma a energia mecânica da vibração das cordas em energia elétrica.
Dentre os diversos tipos e configurações de captadores nos concentraremos no humbucker (cancelador de ruido na língua inglesa). A figura abaixo (stewmac.com) ilustra o modelo mais comum de humbucker. É praticamente o mesmo desde seu lançamento. As maiores variações se referem aos materiais empregados. Nesta figura o cover (capa) do humbucker não está representado.

Como podemos perceber, o humbucker possui uma quantidade significativa de componentes. Cada um deles foi estudado e melhorado até onde a relação custo-beneficio permitiu a sua comercialização em larga escala. Acima disto os custos se elevam e os benefícios são irrisórios ou nulos (esta é uma questão controversa pois algumas pessoas afirmam que os benefícios são perceptíveis). É claro que, para alguns fabricantes, os benefícios existem mas de forma sutil. São nuances sonoras que nem todos são capazes de perceber com clareza daí seu alto custo. Afinal captadores tão bons não são para todos. E nem seus preços.
Na figura, a nomenclatura das partes que compõem um humbucker tradicional está em inglês. A medida em que estes termos se tornarem familiares será A maioria do conteúdo que trata sobre humbuckers e demais tipos de captadores estão no idioma inglês. Mesmo as línguas não inglesas fazem referencias as nomenclaturas, encontradas no mundo dos captadores, no idioma ingles, de modo que para proporcionar uma maior possibilidade de pesquisa em outros idiomas também farei as referencias iniciais a componentes, termos técnicos, etc., em inglês. É claro que, na primeira referencia a eles, uma explicação em português será fornecida. Existe aqui um claro objetivo de ensinar e de permitir que haja um aprimoramento posterior através da leitura de artigos em sites tais como Seymos Duncan ou DiMarzio, que são grandes fabricantes de captadores de excelente qualidade ou em fóruns especializados em captadores. Futuramente, quando o consumidor obtiver um grau de conhecimento maior sobre a eletricidade, o magnetismo e fenômenos tais como resistência elétrica (Ohms), indutância (Henry), capacitância (Farad), densidade de fluxo magnético (Gauss) e outras propriedades e as interações entre eles, voce poderá questionar as afirmações dos fabricantes sobre seus produtos. Verá que há uma série de mitos, largamente aceitos e defendidos calorosamente por seus mais devotos consumidores. Este é um assunto que também pretendo abordar mais à frente se contar com sua compreensão sobre a ordem de explanação de certos assuntos visando maior objetividade e clareza na transmissão das informações.
.
de eletrica para mecanica (motor) , na forma de de um forma para outra. o pickup converte: , ipo: de energia mecânica para energia eletrica, por exemplo. O humbucker possui duas bobinas paralelas com polaridades magnéticas invertidas (fora de fase ou "out of phase") que cancelam as frequências indesejadas (EMI ou Eletromagnetic Interference ou interferência eletromagnética). A EMI é gerada por aparelhos domésticos como dimmers (reguladores de intensidade de iluminação ou velocidade de motores), monitores de computador, fontes de alimentação, carregadores de celular, celular, etc. que estão presentes no ambiente e são captadas pelo humbucker como se ele fosse uma antena. Se quer um exemplo, ligue sua guitarra ao amplificador e coloque seu smartphone, ligado, próximo ao humbucker selecionado pela chave. Você vai ficar surpreso ao ouvir a interferência eletromagnética caótica. Experimente um carregador de celular ou uma fonte de alimentação de um pedal de efeito. Essas emissões eletromagnéticas são tão fortes que superam a capacidade do humbucker de realizar o cancelamento.
Se a interferencia magnetica gerada por estes aparelhos é cancelada, já as frequências geradas pelas cordas do instrumento e captadas pelo humbucker não são canceladas pois estão em fase ('in phase').
; 'in phase' e 'out of phase' serão detalhados mais a frente. Como estão em fase elas não se anulam e chegam aos nossos ouvidos de maneira agradável.

indesejado é denominado 'hum' (interferência eletromagnética ou EMI) e é proveniente da captação, pelo humbucker, de frequências eletromagnéticas geradas pela rede elétrica e por dispositivos ligados a ela tais como dimmers, monitores, fontes de alimentação, etc. que estão presentes no ambiente. O humbucker funciona como uma antena que capta todo este espectro de frequências eletromagnéticas causando o 'hum'. O nome deste tipo de pickup é devido ao efeito 'buck the hum' (cancelar o ruído) e por isso, humbucker (cancelador de ruido). Desenvolvido por Seth Lover, este captador alcançou maior fama enquanto funcionário da Gibson no ano de 1955. Esta empresa produziu os famosos humbuckers P.A.F (Patent Aplyed For) utilizados nos modelos Les Paul.
Na ilustração abaixo, figura I, obtida do site da Stewart MacDonald, vemos a vista explodida de um humbucker tradicional.







Comentários